* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

25 de fevereiro de 2007

EMISSÃO 80
Vagar é coisa que por aqui nos últimos tempos não abunda. Com algum atraso (quase em cima da emissão 81 da Orelha Extra) aqui colocamos a playlist do até agora mais recente programa, que contou com o regresso da banda do excelente cantautor de Sevilha, Antonio Luque; claro que alguns já perceberam que se trata dos Sr. Chinarro, de volta com este "El Mundo Ségun...", décimo disco na carreira do grupo. Também houve Peter, Bjorn And John de "Writer's Block", os japoneses Boris aliados a um guitarrista de primeira água, figura primordial dos Ghost, Michio Kurihara, o trabalho intitula-se "Rainbow", e continuou-se a passagem de "Ya Habib" dos paquistaneses Sabri Brothers.
A segunda parte desta Orelha foi gasta em conversa com Daniel Almeida do projecto algarvio Stereosonic, e a música rodada foi escolhida pelo mesmo. Ouvimos Sonic Youth, The Black Heart Procession, Q And Not U, e Kristin Hersh; terminámos com o novo tema de Stereosonic, "Your Song".
PLAYLIST 18Fevereiro2007
1ª hora
-OLD JERUSALEM "Her Scarf" The Temple Bell (Bor-Land)
-PETER, BJORN AND JOHN "Let's Call It Off" Writer's Block (Wichita)
-ACOUSTIC LADYLAND "Road Of Bones" / "Cuts And Lies" Skinny Grin (V2)
-MENOMENA "Weird" Friend Or Foe (Barsuk)
-SR. CHINARRO "La Decoración" / "El Montón" El Mundo Ségun... (Mushroom Pillow)
-SABRI BROTHERS "Kali Kamaliya Wale" Ya Habib (Real World)
-CLOUD CULT "Chain Reaction" The Meaning Of 8 (Cloud Cult)
-BORIS WITH MICHIO KURIHARA "Starship Narrator" Rainbow (Pedal)
-DESERT HEARTS "Sea Punk" / "Urchin" Hotsy Totsy Nagasaki (Gargleblast)
2ª hora
-Entrevista com Daniel Almeida do projecto Stereosonic.
posted by ORELHA EXTRA @ 03:01   2 comments

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

15 de fevereiro de 2007

ACOUSTIC LADYLAND
Atrasámo-nos um pouco. Mas é sempre tempo de começar a divulgar uma das bandas mais excitantes de terras de sua Majestade Isabel II, ainda para mais quando gostamos bastante dos anteriores trabalhos editados pelo projecto Acoustic Ladyland que congrega os talentos de Seb Rochford (também nos não menores Polar Bear), Tom Herbert, Tom Cawley e Maxime Wareham. Já editaram três albuns, "Camouflage" em 2004, "Last Chance Disco" no ano seguinte e que ouvimos na Orelha Extra, e este mais recente, motivo do nosso descuido, intitulado "Skinny Grin" e editado em Novembro passado. A falta vai ser reparada já na emissão do próximo Domingo, onde iremos escutar dois temas deste combo que veio excitar o universo musical britânico fazendo este estilo musical hibrido entre o rock e o jazz.
Este último trabalho conta com alguns convidados "de peso" como o saxofonista James Chance, figura primordial da cena No Wave, assim como Alice Grant ou Coco Electrik, esta última a vocalista do tema que aqui vos deixamos.


posted by ORELHA EXTRA @ 16:56   0 comments

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

14 de fevereiro de 2007

EMISSÃO 79
Decorreu mais uma vez na Rádio Universitária do Algarve a nossa emissão que contou desta vez com as presenças sonoras dos Pernice Brothers e o seu último lançamento "Live A Little"; também ouve tempo para começarmos a divulgação de mais um projecto do Sr. Rob Mazurek, iniciado a pedido do Chicago Cultural Center e do Jazz Institute para ser protagonista de um concerto no Millenium Park. Antes de chegar a disco, a Exploding Star Orchestra deu uma dúzia de espectáculos, tendo sido posteriormente gravados os temas por John McEntire nos seus Soma Studios; foi recentemente editado o resultado na Thrill Jockey e levou como nome "We Are All From Somewhere Else". Seguimos com aquele que já é um dos melhores discos para este 2007 e pertencente aos Besnard Lakes; chama-se "The Besnard Lakes Are The Dark Horse". Também "The House Of Apples And Eyeballs", a colaboração entre os Octopus Project e os Black Moth Super Rainbow; o novo dos irlandeses Desert Hearts, "Hotsy Totsy Nagasaki" na Gargleblast; o fantabulástico "Thirteen Cities", sétimo disco da carreira dos norte-americanos Richmond Fontaine, e cumprimos o aqui prometido: iniciar a divulgação de um ENORME disco da música de qualquer parte do mundo, pertencente ao duo Sabri Brothers, "Ya Habib", que regressa na próxima emissão, e estreou-se o novo Old Jerusalem, "The Temple Bell" mais uma edição Bor-Land. Fica já aqui o aviso para a próxima emissão que irá contar durante a segunda-hora com a presença de Daniel Almeida, mentor do projecto farense Stereosonic, que bastante merecido airplay tem tido nestas emissões e que tem novo tema disponivel no myspace; basta seguir o link.
PLAYLIST 11Fevereiro2007
1ª hora
-HANK WILLIAMS III "Low Down" Straight To Hell (Curb)
-LES BREASTFEEDERS "Chanson Pour Destinée" Les Matins De Grands Soirs (Blow The Fuse)
-GHOST "Water Door, Yellow Gate" / "Gareki No Toshi" In Stormy Nights (Drag City)
-AT SWIM TWO BIRDS "In Bed With Your Best Friend" Returning To The Scene Of The Crime (Green Ufos)
-PERNICE BROTHERS "Zero Refills" Live A Little (One Little Indian)
-EXPLODING STAR ORCHESTRA "Sting Ray And The Beginning Of Time Part 1" We Are All From Somewhere Else (Thrill Jockey)
-KAL "Mozarella" / "Obrenovac Boogie" Kal (Asphalt Tango)
2ª hora
-THE BESNARD LAKES "Disaster" / "Ride The Rails" The Besnard Lakes Are The Dark Horse (Jagjaguwar)
-THE OCTOPUS PROJECT+BLACK MOTH SUPER RAINBOW "Spiracle" The House Of Apples And Eyeballs (Graveface)
-THE DESERT HEARTS "Urchin" Hotsy Totsy Nagasaki (Gargleblast)
-KRISTIN HERSH "In Shock" Learn To Sing Like A Star (4AD)
-RICHMOND FONTAINE "Moving Back Home #2" / "$87 And A Conscience That Get Worse The Longer I Go" Thirteen Cities (Decor)
-THE BLOODY HOLLIES "The Rain" Who To Trust Who To Kill Who To Love (Alive)
-SABRI BROTHERS "Ya Sahib-Ul-Jamal" Ya Habib (Real World)
-OLD JERUSALEM "Her Scarf" The Temple Bell (Bor-Land)
-STEREOSONIC "Streaming Flow Of Sonic Sound" (-demo-)
PODCAST aqui!
posted by ORELHA EXTRA @ 17:05   0 comments

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

9 de fevereiro de 2007

ANDREW BIRD
É uma das melhores canções pop dos últimos tempos e que teimosamente não nos larga, tendo-se insinuado de tal maneira na nossa mente que dificilmente tem passado uma única semana sem a ouvir-mos e de cada vez que isso acontece lá vem o arrepio espinha acima! Chama-se "A Nervous Tic Motion Of The Head To The Left" e está incluida no, até agora, último trabalho de Andrew Bird de titulo "Andrew Bird And The Mysterious Productions Of Eggs" lançado em 2005 pela francesa Fargo. Já a tinhamos tocado no programa aquando da edição desse álbum e voltou de novo quando rodámos há algumas semanas atrás o cd "Fingerlings 3" que é vendido nos concertos do homem. Isto também a propósito de este ano ir sair novo disco, "Armchair Apocrypha" de seu nome, no dia 20 de Março, e um pouco surpreendentemente, na Fat Possum (ou talvez não, já que é notória desde há algum tempo a viragem dessa editora para outras sonoridades, vide o caso do disco dos Fiery Furnaces ou dos We Are Wolves, assim como o novo longa-duração para os regressados Dinosaur Jr). Enquanto aguardamos, vamos assobiando este belo pedaço de criação musical tentando disfarçar a nossa impaciência.
Fica aqui para vosso deleite uma actuação de Andrew Bird interpretando essa canção, no Festival Bonnaroo, no Verão passado.


posted by ORELHA EXTRA @ 19:29   0 comments

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

6 de fevereiro de 2007

SABRI BROTHERS
O qawwali é uma forma tradicional de canção islâmica que nasceu na India e no Paquistão há mais de 700 anos, e era principalmente cantada pelos sufis nos seus templos. Talvez o nome mais conhecido desta arte musical milenar seja Nusrat Fateh Ali Khan, o paquistanês que mais contribuiu para a divulgação do qawwali, tanto nos espectáculos que deu um pouco por todo o mundo, como nas dezenas de discos que editou durante a sua vida.
A Orelha Extra da próxima semana vai começar a divulgação de um disco notável dessa forma musical, editado pela Real World em 1990, de título "Ya Habib" e pertencente aos Sabri Brothers. Fica aqui para satisfazer um pouco a curiosidade, numa actuação ao vivo dos referidos músicos, o tema inicial, "Saqiya Aur Pilau" (que nos fala sobre o vinho, que na tradição sufi é usado para nos lembrarmos de Deus, e quanto mais nos lembramos d'Ele mais nos apaixonamos por Ele, que é o único propósito da vida do homem; fazer o bem para prazer de Deus).


posted by ORELHA EXTRA @ 18:59   0 comments
EMISSÃO 78
A mais recente emissão com o excelente estreia "Be He Me" para a banda Annuals liderada por Adam Baker e editado o ano passado na Ace Fu, assim como o regresso da incontornável Kristin Hersh; o disco intitula-se "Learn To Sing Like A Star" (e como se ela necessitasse disso!). Mais uns norte-americanos, agora desta feita pela mão da Barsuk; falamos dos Menomena e o recente "Friend Or Foe". Falou-se do Festival South Pop e rodou-se Bonnie 'Prince' Billy que vai lá estar acompanhado de Dawn McCarthy dos Faun Fables, assim como Roger Quigley de volta este ano como At Swim Two Birds. Estreou-se "The Besnard Lakes Are The Dark Horse" pertencente aos Besnard Lakes e a ser editado numa das melhores etiquetas de discos dos últimos tempos, a Jagjaguwar, assim como o aqui prometido regresso dos Cloud Cult. Ainda restou tempo suficiente para termos escutado a nossa banda "aussie" favorita do momento, The Drones, bem como os Grizzly Bear ou a acordeonista filandesa Maria Kalaniemi.


PLAYLIST 04Fevereiro2007

1ª hora

-ANNUALS "Complete Or Completing" Be He Me (Ace Fu)
-THE BLOW "True Affection" Paper Television (K)
-KRISTIN HERSH "In Shock" Learn To Sing Like A Star (4AD)
-MENOMENA "Wet And Rusting" / "Weird" Friend Or Foe (Barsuk)
-THE DRONES "I Don't Ever Want To Change" Gala Mill (ATP)
-WHITE MICE "Consciousness" / " Mr. Bossman" Versions (Basic Replay)
-THE CYRIL LORDS "Through The Looking Glass" Motherland (No Fun)
-BONNIE 'PRINCE' BILLY "Lay And Love " The Letting Go (Domino)
-AT SWIM TWO BIRDS "In Bed With Your Best Friend" Returning To The Scene Of The Crime (Green Ufos)
-GRIZZLY BEAR "Plans" Yellow House (Warp)

2ª hora

-STEREOSONIC "Painting Pictures Of Us" (-demo-)
-THE BESNARD LAKES "Ride The Rails" The Besnard Lakes Are The Dark Horse (Jagjaguwar)
-NINE HORSES "Money For All" Money For All (Samadhi Sound)
-THE SHINS "Split Needles" / "Girl Sailor" Wincing The Night Away (Sub Pop)
-BLACK DIAMOND HEAVIES "White Bitch" Every Damn Time (Alive)
-FINAL FANTASY "He Poos Clouds" He Poos Clouds (Tomlab)
-CASPER AND THE COOKIES "Sid From Central Park" The Optimist's Club (Happy Happy Birthday To Me)
-BERT JANSCH "Katie Cruel" / "Texas Cowboy Blues" The Black Swan (Drag City)
-CLOUD CULT "Chain Reaction" The Meaning Of 8 (Cloud Cult)
-MARIA KALANIEMI "Cranes Of Spring" Bellow Poetry (Aito)

PODCAST

posted by ORELHA EXTRA @ 17:56   0 comments

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

3 de fevereiro de 2007

CLOUD CULT

E parece que vai ser com este novo disco "The Meaning Of 8" que o projecto de Craig Minowa, Cloud Cult, vai conseguir chegar a uma audiência mais vasta daquela que até agora conhece o seu trabalho. Já editaram seis excelentes discos, tendo o mais recente saido em 2005 e rodado o ano passado nas nossas emissões. Este novo só vai ser colocado à venda nas lojas no inicio de Abril mas podem já adquirir o mesmo no site da banda, via mp3 ou em c.d. Vai começar a rodar na Orelha Extra já a partir de amanhã, e fica aqui o video do primeiro single "Chemicals Collide" para ir abrindo o apetite.

posted by ORELHA EXTRA @ 19:16   0 comments

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

1 de fevereiro de 2007

South Pop Festival


É a terceira edição do Festival South Pop, uma organização do Ayuntamiento de Sevilha e da excelente editora/distribuidora também da capital da Andaluzia, Green Ufos. Decorre nos dias 28, 29, 30 e 31 de Março no Teatro Alameda nessa cidade e para não variar vai ser mais uma notável edição com a presença do projecto de Roger Quigley, At Swim Two Birds (que vamos começar a rodar na próxima emissão da ORELHA EXTRA); também Bonnie 'Prince' Billy, que vem acompanhado da fabulosa voz dos Faun Fables, Dawn McCarthy; os Destroyer de Dan Bejar; um dos maiores singer/songwriters dos últimos anos, líder incontestado dos inesqueciveis American Music Club, Mark Eitzel; também o sueco radicado em França, Peter Von Poehl; ou ainda o duo Ms. John Soda, entre mais alguns nomes. O primeiro dia abre com uma festa no Fun Club, e nesse mesmo clube decorrem sempre depois dos espectáculos after-parties com o Green Ufos Sound System ou Mondo DJ's, entre outros.
Tirem uns dias de férias e aproveitem-nos indo ao festival e visitando também a belíssima Sevilha, caso ainda não conheçam.

Mais informação no site do festival, e tambem no myspace assim como no blog. Podem tambem utilizar o endereço: booking@greenufos.com.


posted by ORELHA EXTRA @ 01:04   0 comments
Emissão 77
Começámos aquela que foi a emissão de 28 de Janeiro de 2007 com o projecto do germânico Niko Schabel, de nome Radio Citizen; o álbum intitula-se "Berlin Serengeti" e saiu na Ubiquity. Prosseguimos depois com os sons de David Sylvian, Steve Jansen e Burnt Friedman, tripla reunida sob a designação Nine Horses cujo regresso este 2007 é em forma de "Money For All" e.p.. Houve ainda tempo mais que suficiente para degustar-mos os Black Diamond Heavies no estreia "Every Damn Time"; esta dupla de Nashville, Tennessee, vai estar ao vivo em Portugal, dias 16 e 17 de Março, respectivamente no Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra e no Teatro Municipal da Guarda. Também os sicilianos Uzeda do último trabalho "Stella"; os Cyril Lords de "Motherland", e os Menomena no novo "Friend Or Foe". Recuperação da semana para os gregos Daemonia Nymphe, com o longa-duração homónimo de 2002, e a excelente reedição do trabalho de Alan Crichton que assinava White Mice; este pedaço de história musical do dub chama-se "Versions".
PLAYLIST 28Janeiro2007
1ª hora
-RADIO CITIZEN "Birds" Berlin Serengeti (Ubiquity)
-THE LONG BLONDES "Only Lovers Left Alive" Someone To Drive You Home (Rough Trade)
-OOIOO "UMO" Taiga (Thrill Jockey)
-NINE HORSES "Money for All" Money For All e.p. (Samadhi Sound)
-FLAT EARTH SOCIETY "Gulls And Buoys" / "Edward, Why Don't You Play Some Blues?" Psychoscout (Crammed)
-BLACK DIAMOND HEAVIES "Leave It In The Road" Every Damn Time (Alive)
-TRAINWRECK RIDERS "Through Unto The End" Lonely Road Revival (Alive)
-THE BLOW "Fists Up" Paper Television (K)
-MALAJUBE "Pâte Filo" Trompe-L'oeil (Dare To Care)
-UZEDA "Camilo" Stella (Touch And Go)
-JENNY LEWIS & THE WATSON TWINS "Handle With Care " Rabbit Fur Coat (Rough Trade)
-I'M FROM BARCELONA "Treehouse" Let Me Introduce My Friends (Interpop)
2ª hora
-KAL "Dvojka" Kal (Asphalt Tango)
-LONEY, DEAR "I Am John" Loney, Noir (Sub Pop)
-THE CYRIL LORDS "Through The Looking Glass" Motherland (No Fun)
-WHITE MICE "It's A Shame" / "Try A Thing" Versions (Basic Replay)
-MY BRIGHTEST DIAMOND "Dragonfly" Bring Me The Workhorse (Asthmatic Kitty)
-BUILT TO SPILL "Traces" You In Reverse (Warner)
-CORRINA REPP "Safe Place In The World" / "Afloat" The Absent And The Distant (Caldoverde)
-DAEMONIA NYMPHE "Dance Of The Satyrs" / "Ida's Dactyls" Daemonia Nymphe (Prikosnovenie)
-TAP TAP "100.00 Thoughts" Lanzafame (Catbird)
-MENOMENA "Wet And Rusting" Friend Or Foe (Barsuk)
-CHAVEZ "Unreal Is Here" Better Days Will Haunt You (Matador)
posted by ORELHA EXTRA @ 00:04   0 comments
 

 

 

Programa radiofónico semanal à sexta-feira na Rádio UFSCar 95.3 fm, em São Carlos, no Brasil, e ao sábado na Rádio Universitária do Algarve 102.7 fm, na Rádio Castrense 93.0 fm (Baixo-Alentejo) e Rádio Universidade de Coimbra 107.9 fm, bem como ao domingo na Universidade Fm 104.3 (Trás-os-Montes), em Portugal.

* * * * * * * * * * * * * * * * *

EXTRA EAR is a radio show broadcasted by one radio station in Brazil, Radio UFSCar 95.3 fm, and four radio stations in Portugal: Coimbra University's Radio 107.9 fm, Algarve University's Radio 102.7 fm, Radio Castrense 93.0 fm and Universidade FM 104.3.

 

 

NO AR

Sexta-Feira

Ufscar

 

 

 

Sábados

RUC

RC

RUA

 

 

 

Domingos

RUA

 

 

* * * * * * * * * * * * * * * * *

 

 

 

 

 

 
 

About Me
ORELHA EXTRA

EMAIL orelhaextra@sapo.pt

 

 

 

Previous Post
Archives