* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

30 de março de 2009

ORELHA EXTRA FEELGOOD PARTY!!!

Apesar de irmos sómente na emissão número vinte, esta contagem refere-se à segunda vida do programa, já que óbviamente houve uma primeira, como por aqui já fizemos referência. Ora, para celebrarmos o regresso deste apêndice auditivo ao éter - que tem como principais propósitos, e devido à sua mal-formação congénita, a absorção de todos os sons de qualidade que consegue captar, transmitindo-os depois atravês das frequênciais pelos quais os corpos radiofónicos recebedores prestam o seu inigualável serviço de transmissores de conteúdo áudio nas ondas electromagnéticas. - vamo-nos transmudar em ORELHA EXTRA FEELGOOD PARTY!!! já no próximo Sábado, dia 4 de Abril, a partir das 23:00 horas nesse incontornável espaço fisíco de boa-disposição da noite de Faro, no Algarve, de seu nome Nordik Bar.
Podem contar com variadissímos adornos auditivos na cartilagem desta Orelha Extra, zona erógena por excelência, onde o espirito reinante irá ser, com toda a certeza, o da designação desta sua metamorfose.
No futuro, outras festas se seguirão.
Be there!!!
posted by ORELHA EXTRA @ 12:34   3 comments

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

24 de março de 2009

LATE NIGHT WITH CONAN O' BRIEN

Podem pensar que este post não tem nada a ver com rádio, e de certa forma têm razão, a não ser pela música nele contida, mas queriamos por aqui deixar o nosso grande pesar (bem como o de muita gente por esse mundo fora) pelo final de um dos melhores programas televisivos de todo o sempre (sim, somos uns exagerados, mas somos de paixões fortes). O programa era transmitido na NBC, de nome Late Night with Conan O' Brien, conduzido por essa marcante figura televisiva dos últimos anos. Nele pudémos presenciar excelentes actuações ao vivo de bandas como os Flaming Lips ou TV On The Radio, entre muitíssimas mais, nos dezasseis anos que durou o programa, umas melhores, outras piores, as actuações e os grupos. Ora, o Jetcomx compila agora os seis melhores momentos musicais que por lá aconteceram, e qualquer um deles mereciam ganhar o prémio de o melhor, são todos absolutamente memoráveis (uma das bandas é a favorita de Conan O' Brien e demonstra uma invejável forma nesses dias idos, se comparar-mos com a miserável actuação que tiveram na última emissão do programa).
Deliciem-se!!!
posted by ORELHA EXTRA @ 00:53   0 comments

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

21 de março de 2009

EMISSÃO 18
Programa que continua a ingrata missão de tentar dar a conhecer alguns sons que difícilmente passarão em rádio (exceptuando a R.U.C. e o seu incrível trabalho de divulgação, e os programas de autor, relegados para o horário nocturno da R.U.A.), acreditando que talvez ainda por aí haja quem tenha pachorra para ir ouvindo rádio, ou pelo menos estes podcasts que por aqui, a conta-gotas, vamos colocando (já deu para perceber que hoje é dia de desabafo, mas moderado, que não queremos espantar a clientela).
Assim, desta vez soaram por aqui os 31 Knots, com um álbum decepcionante para nós que já ouvimos melhor vindo desta banda, bem como os Papercuts, de regresso com este "You Can Have What You Want", e outra bela proposta de nome Cryptacize, também em disco novo, de nome "Mythomania", e o casal religioso que assina Welcome Wagon, com a ajuda, até demasiado notória, de Sufjan Stevens, no estreia "Welcome To The Welcome Wagon", estes dois últimos na Asthmatic Kitty. Depois tivemos os estreantes Druid Perfume, num disco que poderá ser demasiado aventuroso mas recompensador, e os Balmorhea (lê-se Bal-Mor-Ay) no mais recente trabalho na Western Vinyl. Claro que nos últimos tempos temos andado à volta com o sempre muito recomendável catálogo da nova-iorquina ESP Disk, e desta vez, lançado por essa editora, tivemos os Yuganaut cujo disco se chama "This Musicship". Depois houve o prolífico John Zorn, no caso, com "Film Works, Vol.19: The Rain Horse", prosseguindo depois para outras sonoridades igualmente belas, nesta diversidade que nos caracteriza, com o excelso Dan Auerbach, os Conifer, os Vetiver ou os iranianos Niyaz (de falta de ecletismo não se podem os nossos ouvintes queixar-se!).
PLAYLIST 14Março2009
1ª hora
-Parts & Labor "Nowheres Nigh" Receivers (Jagjaguwar)
-31 Knots "Strange Kicks" Worried Well (Polyvinyl)
-Papercuts "Once We Walked In The Sunlight"/"A Dictator's Lament" You Can Have What You Want (Memphis Industries)
-Cryptacize "Blue Tears" Mythomania (Asthmatic Kitty)
-Welcome Wagon "Sold! To The Nice Rich Man" Welcome To The Welcome Wagon (Asthmatic Kitty)
-Group Bombino "Amidinine" Music From Niger: Guitars From Agadez, Vol.2 (Sublime Frequencies)
-Neko Case "This Tornado Loves You"/"Prison Girls" Middle Cyclone (Anti)
-Druid Perfume "Darker Sirs And Misses" Druid Perfume (Pigs)
-Balmorhea "Settler" All Is Wild, All Is Silent (Western Vinyl)
-Here We Go Magic "Fangela" Here We Go Magic (Western Vinyl)
2ª hora
-Beirut "The Akara" March Of The Zapotec (Pompeii)
-Malajube "Casablanca" Labyrinthes (Dare To Care)
-Alela Diane "White As Diamonds"/"To Be Still" To Be Still (Rough Trade)
-Yuganaut "Whacked In The Head" This Musicship (ESP Disk)
-John Zorn "The Stallion" Film Works, Vol.19: The Rain Horse (Tzadik)
-Zazen Boys "Weekend" 4 (Matsuri)
-Dan Auerbach "I Want Some More"/"Heartbroken, In Desrepair" Keep It Hid (V2)
-Conifer "Cruciform Empennage" Crown Fire (Important)
-Vetiver "Everyday" Tight Knit (Bella Union)
-Niyaz "Tamana" Nine Heavens (Six Degrees)

Download

posted by ORELHA EXTRA @ 23:49   1 comments

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

20 de março de 2009

COMPILAÇÃO

A propósito do Festival South By Southwest, edição 2009, a Tomlab disponibiliza no seu sítio uma compilação que reúne bandas não só dessa casa mas também da Asthmatic Kitty e da K Records, e que estiveram presentes no showcase das três muito boas editoras.
posted by ORELHA EXTRA @ 01:37   2 comments

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

18 de março de 2009

EMISSÃO 17
Quando anda tanta gente à procura da "next big thing" escapalha-lhes, a esses, grandes figuras da boa música, como é o caso do norte-americano J. D. Souther e do seu último trabalho "If The World Was You". Também é verdade que o homem não ajuda nada, ao editar discos com um hiato temporal enorme, como foi o caso deste, que sucede ao anterior, 24 anos!!! Foi o início desta emissão, mas tivemos também oportunidade de dar a ouvir o estreia para os nova-iorquinos Here We Go Magic, os demasiadamente ignorados The Rosewood Thieves, em mais um disco de edição própria; a belíssima Alela Diane de novo a mostrar porque é uma das mais interessantes cantautoras femininas, e uma outra presença feminina, muito aqui de casa, que é Mirah, no seu mais recente "(a)spera". Ainda houve The Lost Crusaders; D. M. Stith com mais um belo disco na Asthmatic Kitty; a adorada Neko Case, e os muito recomendáveis noruegueses Low Frequency In Stereo que acabam de lançar "Futuro" na Rune Grammofon. Voltámos a dar destaque ao recentemente reeditado "Sounds Of The Ghetto Youth" do projecto Har-You Percussion Group, e "Charles" dos Barnacled, ambos na ESP Disk.
PLAYLIST 07 Março 2009
1ª hora
-J. D. Souther "One More Night (Killing Spree)" If The World Was You (Megaforce)
-Psapp "The Monster Song" The Camel's Back (Domino)
-Here We Go Magic "Fangela" Here We Go Magic (Western Vinyl)
-The Rosewood Thieves "She Don't Mind The Rain"/"When My Plane Lands" Rise & Shine (self-released)
-Max Tundra "Number Our Days" Parallax Error Beheads You (Domino)
-Har-You Percussion Group "Welcome To The Party"/"Tico" Sounds Of The Ghetto Youth (ESP Disk)
-Barnacled "Rattles" Charles (ESP Disk)
-+/- "Xs On Your Eyes" Xs On Your Eyes (Domino)
-Alela Diane "White As Diamonds" To Be Still (Rough Trade)
2ª hora
-Neko Case "This Tornado Loves You"/"People Got A Lotta Nerve" Middle Cyclone (Anti)
-Charlie Pickett "Get Off On Your Porch" Bar Band Americanus: The Best Of Charlie Picket And... (Bloodshot)
-Terry Lynn "Kingstonlogic" Kingstonlogic 2.0 (Last Gang)
-Mirah "Country Of The Future" (a)spera (K)
-The Lost Crusaders "Planted By The Water" Have You Heard About The World? (Everlasting)
-The Low Frequency In Stereo "Geordie La Forge" Futuro (Rune Grammofon)
-Cobra Verde "World Can't Have Her" Haven't Slept All Year (Scat)
-Bruce Peninsula "Crabapples" A Mountain Is A Mouth (Escape Goat)
-D. M. Stith "Isaac's Song"/"Pity Dance" Heavy Ghost (Asthmatic Kitty)
-Son, Ambulance "A View Of Ministrel Town: A Girl In New York City" Someone Else's Dejá Vu (Saddle Creek)

Download

posted by ORELHA EXTRA @ 23:48   0 comments

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

7 de março de 2009

TOM WAITS


Não é só a boa gente do Aquarium Drunkard que nos últimos tempos tem ouvido o Mestre Waits. Nós por aqui passámos uma bela noite , a semana passada, escutando essa obra prima gravada ao vivo que é o álbum de 1975, "Nighthawks At The Diner", no bom velho vinil.
O mesmo blog disponibiliza agora uma sessão de Tom Waits, em 1974, na rádio norte-america KPFK, onde temos, para além da sua interpretação de temas incluídos então nos dois únicos álbuns editados ("Closing Time" em 1973, e no ano seguinte, "The Heart Of Saturday Night"), também pequenos apontamentos de conversa, a não perder!
posted by ORELHA EXTRA @ 19:04   0 comments

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

5 de março de 2009

ZAZEN BOYS
Vamos começar a animar um pouco este espaço, que nos últimos tempos quase apenas tem servido para colocar aqui os podcasts e playlists dos programas. E para a animação ser mais completa, nada melhor do que nos socorrermos também da imagem.

Para começar, damos por aqui a ver um dos videos de um tema, "Weekend", que se encontra incluído no último disco "4", que teve a produção de mestre Dave Fridmann, e editado por esses japoneses cheios de ritmo esquizofrénico, de nome Zazen Boys.

Enjoy it!!!

posted by ORELHA EXTRA @ 23:57   0 comments
EMISSÃO 16
Já sabem que por aqui damos lugar a músicas que para alguns serão bizarrias que não lembra ao diabo, mas que espelha a diversidade cultural do chamado mundo globalizado. E neste programa tivemos oportunidade de ouvir do Curdistão, o tocador de zorna (instrumento que no aspecto, podemos dizer que é semelhante ao clarinete, mas tendo a sonoridade muito mais aguda, nos antípodas deste). O tocador foi Zadik Zecharia, no álbum por ele assinado e de título "Kurdish Melodies On Zorna". Houve ainda vagar para os já históricos Fuzztones de Rudi Protrudi, eles que vêm actuar a Portugal no Porto-Rio, na cidade invicta, no próximo dia 9 de Março (e que se o concerto for do calibre do que vimos recentemente em Sevilha, façam o favor de lá estar porque vai ser uma enorme festa!). Soaram ainda nestas duas horas a banda nova-iorquina que navega em águas do psychobilly, The Arkhams; mais um novo e muito bom disco (como o homem já nos habituou) de Andrew Bird; o estreia pela Asthmatic Kitty para o projecto Fol Chen; os japoneses Zazen Boys, que ao bom estilo nipónico, misturam diversos estilos musicais, com belo resultado; o, finalmente, longa-duração estreia para The Rosewood Thieves; M. Ward de novo a mostrar porque é um dos mais relevantes cantautores de anos recentes; a pérola descoberta pela Drag City, pertencente aos Death, e reeditada finalmente agora, tal como a compilação que nos dá a redescobrir o power-pop de Charlie Pickett; e começámos a divulgação de um outro grande disco saído em 1967 e reeditado agora pela ESP Disk, de título "Sounds Of The Ghetto Youth" e que foi o culminar de 4 anos de aprendizagem musical por jovens do bairro de Harlem, em N.Y.C., agrupados sob a designação Har-You Percussion Group.

PLAYLIST 28 Fevereiro 2009

1ª hora

-Dent May "Meet Me In The Garden" The Good Feeling Music Of Dent May And His Magnificent Ukelele (Paw Tracks)

-The Fuzztones "Bad News Travels Fast" Horny As Hell (Eletrique Mud)

-The Arkhams "3 Months, 2 Weeks, " Days" The Road To Arkham (self-released)
-Andrew Bird "Oh No"/"Fitz And The Dizzyspells" Noble Beast (Bella Union)
-Pit Er Pat "Trod-A-Long" High Time (Thrill Jockey)
-Fol Chen "The Believers" Part 1: John Shade, Your Fortune's Made (Asthmatic Kitty)
-Zazen Boys "Honnoji" 4 (Matsuri)
-Zadik Zecharia "Chopie"/"Pada Pada" Kurdish Melodies On Zorna (Bo' Weavil)
-The Rosewood Thieves "She Don't Mind The Rain" Rise And Shine (self-released)
-Micron 63 "Death Is Colder Than Love" (demo)
-Conifer "Cruciform Empennage" Crown Fire (Important)

2ª hora

-M. Ward "Rave On" Hold Time (4AD)

-Har-You Percussion Group "Barrets Bag"/"Oua-Train" Sounds Of The Ghetto Youth (ESP Disk)
-Death "Keep On Knocking"/"Rock-N-Roll Victim" For The Whole World To See (Drag City)
-Fantasy Bar "My Northern Light" Friday Afternoon Car (Acuarela)
-Robert Pollard "The Butler Stands For All Of Us" The Crawling Distance (Guided By Voices Ltd.)
-Wildbirds And Peacedrums "Today-Tomorrow" The Snake (Caprice)
-The Shaky Hands "Loosen Up" Lung Light (Kill Rock Stars)
-Charlie Pickett "All Love, All Gone"/"Get Off Your Porch" Bar Band Americanus: The Best Of Charlie Picket And... (Bloodshot)
-Retribution Gospel Choir "Breaker"/"Somebody's Someone" Retribution Gospel Choir (Caldo Verde)
-Bubblegum Lemonade "A Billion Heartbreaks" Doubleplusgood (Matinee)

Download

posted by ORELHA EXTRA @ 19:22   0 comments
EMISSÃO 15
Continuamos a tentar espalhar o evangelho em formato palavra/música atravês das ondas hertzianas e outras novas ferramentas (tudo serve para levar alguma boa música a ouvidos dispostos a escutá-la), e nesta homilia (que, esperamos, não tão fastidiosa como as normais) demos a primazia aos sempre muito acima da média australianos The Drones e o seu mais recente trabalho, "Havilah"; continuámos por essas latitudes "down under" com os naturais da Tasmânia, The Reactions; também os norte-americanos In The Pines foram por aqui realçados, bem como as mini nações unidas que são os residentes londrinos Agaskodo Teliverek. Depois prosseguimos com uma singela homenagem que fizemos a um dos nossos heróis de todo o sempre, e recentemente falecido: uma das duas metades dos definidores The Cramps. Claro que nos referimos a Lux Interior, e demos destaque ao programa radiofónico "The Purple Knif Show" que o mesmo fez nos idos anos 80 numa rádio californiana. Ouve ainda Dan Auerbach a solo, ele que faz parte dos excelentes The Black Keys; os franceses Carl & The Rhythm All Stars, rockabilly old school, cujo baterista é português, de Coimbra; e os surpreendentes Conifer no álbum "Crown Fire", entre outras aconselháveis sugestões sonoras.

PLAYLIST 21 Fevereiro 2009

1ª hora

-Champagne Riot "Blank Moon Rising" Paris & I EP (Shelflife)
-In The Pines "Dress On Fire" In The Pines (Artic Rodeo)
-The Drones "Nail It Down" Havilah (ATP)
-The Reactions "Some Things Just Ain't Right"/"Don't Fall Down" High Technology (Off The Hip)
-Agaskodo Teliverek "Garbage Pale Crocodile" Psycho Goulash (Midfinger)
-Johnny Flynn "The Box"/"Leftovers" A Larum (Universal)
-The One Way Streets "Jack The Ripper" - The Swamprats "Louie Louie" - Trashmen "Bird 65" - The Sparkles "Oh, Girls, Girls" - Link Wray "The Fuzz" The Purple Knif Show (Munster)
-Andrew Bird "Oh No" Noble Beast (Bella Union)
2ª hora

-Dan Auerbach "I Want Some More" Keep It Hid (V2)

-Baba Zula "Istanbul Cocuklari"/"Cicekli Ipek Sabahlik" Duble Oryantal (Double Moon)

-Dent May "Meet Me In The Garden" The Good Feeling Music Of Dent May And His Magnificent Ukelele (Paw Tracks)

-Lambchop "Slipped, Dissolved And Loosed" Oh (Ohio) (City Slang)

-Carl And The Rhythm All Stars "Slipped My Mouth" Slipped My Mouth (Wild)

-Conifer "Surface Fire" Crown Fire (Important)

-The Strugglers "Morningside Heights"/"Limerence" The Latest Rights (Acuarela)

-Chris Robley And The Fear Of Heights "User-Friendly Guide To Change" Movie Theatre Haiku (Cutthroat Pop)

-Wildbirds And Peacedrums "There Is No Light"/"Places" The Snake (Caprice)

-Animal Collective "Lion In A Coma" Merriweather Post Pavillion (Domino)

Download

posted by ORELHA EXTRA @ 14:03   0 comments

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

4 de março de 2009

FELIZ ANIVERSÁRIO, R.U.C.!!!

Já começaram as comemorações do 23º aniversário da mais antiga rádio universitária portuguesa, a R.U.C., desde o passado dia 1 de Março, e vão prolongar-se até ao final do mês. Assim sendo, ainda há para ver/ouvir/sentir, já amanhã, dia 5, os Capsula, banda que vem espalhar o seu rock 'n' roll pelo nosso país, vindos da América do Sul, com "after-party" pelos RUC DJs, a partir das 23 horas no Twisted em Coimbra.
Mais eventos se seguirão, como os concertos com os Buraka Som Sistema ou os australianos Ruby Suns. Para se manter a par, consultar o cartaz, aqui.
posted by ORELHA EXTRA @ 23:48   0 comments
 

 

 

Programa radiofónico semanal ao Sábado na Rádio Castrense 93.0 fm (Baixo-Alentejo) e Rádio Universidade de Coimbra 107.9 fm, bem como ao domingo na Universidade Fm 104.3 (Trás-os-Montes), em Portugal e na Rádio UFSCar 95.3 fm, em São Carlos, no Brasil.

* * * * * * * * * * * * * * * * *

EXTRA EAR is a radio show broadcasted by one radio station in Brazil, Radio UFSCar 95.3 fm, and three radio stations in Portugal: Coimbra University's Radio 107.9 fm, Radio Castrense 93.0 fm and Universidade FM 104.3.

 

 

NO AR

Sábados

RUC

 

RC

 

 

 

Domingos

RUA

 

Ufscar

 

 

* * * * * * * * * * * * * * * * *

 

 

 

 

 

 
 

About Me
ORELHA EXTRA

EMAIL orelhaextra@sapo.pt

 

 

 

Previous Post
Archives