* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

12 de julho de 2009

AUSÊNCIA


A ORELHA EXTRA vai estar ausente do éter da Rádio Universidade de Coimbra, Rádio Universitária do Algarve e da Rádio Castrense, com emissões novas, durante três Sábados consecutivos, os de 18 e 25 de Julho e 1 de Agosto. Irão ser repetidas emissões do programa durante essas datas. Voltaremos depois novamente no dia 8 de Agosto.
Boas férias!
posted by ORELHA EXTRA @ 15:23   2 comments

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

9 de julho de 2009

EMISSÃO 33
Temos insistido e bastante (e é para continuar!) no segundo trabalho de João Coração de titulo "Muda Que Muda" na Flor Caveira. Por enquanto o single de apresentação que dá o nome ao disco. Os Sonic Youth também como sabem estão de regresso e em excelente forma neste "The Eternal. Houve a estreia do projecto Hoots & Hellmouth em "The Holy Open Secret" bem como o novo longa-duração de Justin Adams com Juldeh Camara, "Tell No Lies". De novo a bela colaboração intitulada Meanderthals, "Desire Lines" na Smalltown Supersound. Do melhor rock 'n' roll que se faz no momento, e, imaginem, editado em cassete, de nome "Make Pyramids", pelos Holy Cobras na Telephone Explosion. A excelente compilação de gospel eléctrico "Love Is A problem... But Where There Is Life There Is Hope" na muito recomendável Mississippi Records. Os regressados britânicos The Broken Family Band em "Please And Thank You". Já sabiamos que o jazz mais inventivo britânico misturado com outros sons, principalmente o rock, atravessa um muito bom momento desde há alguns anos a esta parte, expresso em discos dos Polar Bear ou Acoustic Ladyland, e temos agora mais um bom projecto, para juntar pelo menos a esses dois, de seu nome Led Bib. O seu quarto disco chega-nos agora via Cuneiform e chama-se "Sensible Shoes". O melhor disco de versões que ouvimos este ano, so far, e que nos traz Evan Dando de volta com os seus Lemonheads, e ainda soou, dentro do espirito neo-psicadélico, a banda de Chicago, Cave, estreantes na Important com "Psychic Summer".
PLAYLIST 27JUNHO2009
1ª hora
-João Coração "Muda Que Muda" Muda Que Muda (Flor Caveira)
-Sonic Youth "Anti-Orgasm" The Eternal (Matador)
-Hoots & Hellmouth "Root Of The Industry"/"Watch Your Mouth" The Holy Open Secret (Mad Dragon)
-Justin Adams & Juldeh Camara "Sahara" Tell No Lies (Real World)
-Meanderthals "Desire Lines" Desire Lines (Smalltown Supersound)
-Holy Cobras "Mama Jihad" Make Pyramids (Telephone Explosion)
-Jeremy Jay "Lite Beam" Love Everlasting EP (K)
-Utah Smith "Take A Trip" - Rev. Lonnie Farris "A Night In The Housev Of Prayer" - Crumb Brothers "Seat In The Kingdom" Life Is A Problem... But Where There Is Life There Is Hope (Mississippi)
-Cyrz "C'es Pas L'amour À Boire" Mélancolie Frénètique (PIAS France)
-St. Vincent "Save Me From What I Want" Actor (4AD)
2ª hora
-Alela Diane "Dry Glass And Shadows"/"The Alder Trees" To Be Still (Fargo)
-The Intelligence "Debt And E.S.P." Fake Surfers (In The Red)
-The Broken Family Band "Please Yourself" Please And Thank You (Cooking Vinyl)
-Pick A Piper "Yellow Knife" Pick A Piper EP (Crony)
-Led Bib "Squirrel Carnage" Sensible Shoes (Cuneiform)
-Casiotone For The Painfully Alone "Natural Light" Casiotone For The Painfully Alone Vs. Children (Tomlab)
-Lemonheads "I Just Can't Take It Anymore"/"Green Fuz" Varshons (Cooking Vinyl)
-Cave "GAMM" Psychic Summer (Important)
-Omar Souleyman "Qalub An Nas" Dabke 2020: Folk And Pop Sounds From Syria (Sublime Frequencies)
-Tara Jane O'Neil "Howl" A Ways Away (K)
-Hanne Hukkelberg "Bandy Riddles" Blood From A Stone (Nettwerk)

Download

posted by ORELHA EXTRA @ 11:10   0 comments
EMISSÃO 32
Voltou de novo a soar por aqui o excelente último trabalho do casal Amadou & Mariam, a compilação de tributo a Doug Sahm, "Keep Your Soul", Dan Deacon de "Bromst", um outro Dan, este de apelido Auerbach com "Keep It Hid", mas há sempre tempo para apresentar outras propostas sonoras ainda não escutadas como o projecto canadiano que partilha membros com os Caribou, de nome Pick A Piper, o regresso de Lars Finberg com os seus The Intelligence em mais um disco na In The Red Records de nome "Fake Surfers", os filhos dilectos dos Belle And Sebastian, de seu nome Pocketbooks, cujo disco estreia se chama "Flight Paths", os Nomo que voltam a atacar com um disco a ter em conta, "Invisible Cities", mais um enorme disco para Dave Longstreth e companheiros na aventura Dirty Projectors, "Bitte Orca", o regressado e muito venerado por aqui, Phil Elverum, com os seus Mount Eerie em "White Stag", e um outro saudado regresso: o dos veteranos Sonic Youth agora na Matador com "The Eternal".
PLAYLIST 20JUNHO2009
1ª hora
-Violens "Spectator And Pupil"/"Violent Sensation Descends" Violens EP (Cantora)
-Amadou & Mariam "Sekebe" Welcome To Mali (Because)
-Pick A Piper "Dené Sled" Pick A Piper Ep (Crony)
-Nomo "Invisible Cities" Invisible Cities (Ubiquity)
-The Gourds "Nuevo Laredo" Keep Your Soul: A Tribute To Doug Sahm (Vanguard)
-Sonic Youth "Antenna"/"What We Know" The Eternal (Matador)
-João Coração "Muda Que Muda" Muda Que Muda (Flor Caveira)
-Jens Lekman "The Opposite Of Hallelujah" Night Falls Over Kortedala (Secretly Canadian)
-Blank Dogs "No Compass" Under And Under (In The Red)
-The Intelligence "Tower" Fake Surfers (In The Red)
-Imam Baildi "Dimeni San Arhodissa" Imam Baildi (Kukin/EMI)
-The Bicycles "Roland" Oh No, It's Love (Fuzzy Logic)
2ª hora
-Bellini "Tiger's Milk" The Precious Prize Of Gravity (Temporary Residence)
-Dan Deacon "Snookered" Bromst (Carpark)
-Pocketbooks "Cross The Line" Flight Paths (How Does It Feel To Be Loved?)
-The Cheats "Do It Again" Hats Off To The Cheats (Off The Hip)
-Grizzly Bear "Cheerleader" Veckatimest (Warp)
-Billy Childish & Holly Golightly "Upside Mine"/"Hold Me" In Blood (Wabana)
-The Dirty Projectors "Cannibal Resourse" Bitte Orca (Dead Oceans)
-Micachu And The Shapes "Curly Teeth" Jewellery (Warner Bros.)
-Dan Auerbach "I Want Some More" Keep It Hid (V2)
-Mount Eerie "Sighing"/"Hunting" White Stag (P.W. Elverum & Sun Ltd.)
-Mimmo Epifani "In Santa Pace" Zucchini Flowers (Felmay)
-Za! "Bugamaistah, Spazzfrica Ehd And Papa Dupau Vs. Ceacescu"/"Doble Cobra" Macumba O Muerte (Acuarela)

Download

posted by ORELHA EXTRA @ 10:18   0 comments

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

2 de julho de 2009

FESTIVAL MED - considerações finais
(fotos do blog do Festival)
E lá passaram 5 dias da mais recente edição do Festival Med em Loulé, sem dúvida o ano da sua consolidação. Vamos deixar para trás as opiniões sobre os concertos que muito pouco nos agradaram, (como aquele que provocou a maior enchente do evento, o da multi-premiada Orquestra Buena Vista Social Club, que nos trouxe um som cubano algo requentado, por músicos com falta, e muito, de verve, para recirarem grandes clássicos do son cubano, ou de temas como "Chan Chan" do já desaparecido Compay Segundo) e vamo-nos centrar principalmente naqueles que eram as nossas grandes expectativas, como os de Justin Adams e Juldeh Camara bem como o de Rokia Traoré.
O primeiro, no Sábado, dia 27, foi uma semi-decepção. Não que tivesse sido um mau espectáculo, longe disso. Demonstrou-nos que Juldeh Camara é um músico ainda melhor do que supunhamos, dono de uma colocada e caracteristica voz, e dominando o seu riti (instrumento de uma só corda, antepassado do violino, ao que dizem) de forma exímia, sendo sem dúvida o grande protagonista dos três que se encontravam em palco, e com todo o mérito. Quanto a Justin Adams esperávamos mais do que complementar o que Camara produzia, servindo a sua guitarra apenas de ritmo aos temas que o músico da Gâmbia ia desenvolvendo. Se dotes de guitarrista o músico que normalmente acompanha Robert Plant têm (e acreditamos que sim) neste concerto não se vislumbraram, ficando no ar a ideia que ele é mesmo muito mais um produtor do que músico (basta ouvir para além dos discos da dupla, os que produziu para os Tinariwen). O duo fazia acompanhar-se por Salah Dawson Miller, o etnomusicólogo e conceituado percussionista, que se arrastou pelo palco durante todo o espectáculo, entrando muitas vezes fora de tempo com os restantes músicos, e não demonstrando de forma alguma o porquê da sua reputação enquanto tocador de "darbuka" ou outras percussões, no caso, africanas. Notava-se muito pouco entrosamento entre os três músicos, principalmente os dois ingleses, mas mesmo assim foi um concerto agradável, principalmente na interpretação dos temas mais orelhudos dos dois últimos álbuns, "Ya Ta Kaaya" e "Sahara".
Quanto à lindissíma Rokia Traore, que actuou no último dia do Festival, o caso foi completamente diferente, para bem melhor. Acompanhada por três músicos franceses, no baixo, bateria e guitarra eléctrica, e dois africanos, um no n'goni e uma vocalista e bailarina nos coros, todos eles notáveis no seu papel, assegurando um sólido acompanhamento à sublime voz da maliana. Revisitados temas dos álbuns de Rokia atravês de estupendas interpretações que iam em crescento, culminando por vezes em autênticos registos rock e funk, como por exemplo o portentoso tema "Tounkia" do seu último disco "Tchamantché", havendo até lugar para algumas versões de Miriam Makeba ou Fela Kuti, em jeito de medley, ou o apontamento de temas de Michael Jackson, interpretados pelo excelso baixista. Um grande show de música temperado com uma consciência social aguda, pelo seu continente (pelos apelos feitos à maior riqueza humana - a diversidade) e sempre amparado por uma genuina humildade!
De louvar ainda, dos concertos que vimos, os portugueses Mu, num muito bom espectáculo, como já é seu apanágio, na interpretação de temas da tradição europeia, dos sempre muitos bons músicos originários da Catalunha, Ojos de Brujo, que tão bem sabem misturar a sua tradição musical com outras sonoridades, e uma das maiores figuras da música feita em Portugal, Camané, num bom concerto mas que não é própriamente adequado para estes eventos ao ar livre.

posted by ORELHA EXTRA @ 18:01   1 comments
EMISSÃO 31
Com três álbuns editados tornaram-se um dos casos mais sérios da música pop destes nossos tempos presentes. E o terceiro só veio mesmo confirmar isso. São os incontornáveis Grizzly Bear a fazer mossa um pouco por todos os ouvidos que apreciam a boa música com este seu novo "Veckatimest", de onde retirámos o maravilhoso "Two Weeks" para dar inicio a mais esta sessão. Depois continuámos com mais uma banda que tem como influências os sons africanos e o free jazz. Chamam-se Za! e acabam de lançar pela Acuarela o seu primeiro longa-duração de nome "Macumba O Murte". De belas reuniões se vai fazendo alguma boa música, como a dos Idjut Boys com Rune Lindbaek, num projecto intitulado Meanderthals. Muito do nosso agrado, numa pop bem insidiosa, própria para dias cheios de sol, temos os nova-iorquinos Violens, com o seu novo EP, auto-intitulado, edição da Cantora Records. Mais um projecto que mistura a música tradicional, no caso a grega, com ritmos mais consentâneos com a contemporaneidade, como os dos Imam Baildi. A recuperação do álbum de 1999 que reúne as duas grandes figuras do Mersey sound, como são Billy Childish e Holly Golightly, e de nome "In Blood". Depois houve ainda o regressado Norberto Lobo com o seu segundo trabalho, "Pata Lenta", bem como uns outros "nuestros hermanos", os Bélmez, cujo estreia se chama "Apariciones", também na Acuarela.
PLAYLIST 13JUNHO2009
1ª hora
-Grizzly Bear "Two Weeks" Veckatimest (Warp)
-The Reactions "Your Bleeding Heart"/"Wild About You" High Technology (Off The Hip)
-Za! "Bugamaistah, Spazzfrica Ehd And Papa Dupau Vs. Ceacescu" Macumba O Murte (Acuarela)
-Meanderthals "Kunst Or Ars" Desire Lines (Smalltown Supersound)
-Psapp "Mister Ant" The Camel's Back (Domino)
-Oumou Sangare "Iyo Djeli" Seya (World Circuit)
-Violens "Already Over Before"/"Spectator And Pupil" Violens EP (Cantora)
-Blank Dogs "No Compass"/"L Machine" Under And Under (In The Red)
-Cheer-Accident "Mescalito"/"And Then You Realize You Haven't Left Yet" Fear Draws Misfortune (Cuneiform)
-Bill Callahan "Jim Cain" Sometimes I Wish We Were An Eagle (Drag City)
-Akron/Family "Everyone Is Guilty" Set 'em Wild, Set 'em Free (Dead Oceans)
2ª hora
-Dirty Projectors c/ David Byrne "Knotty Pine" - The National c/ Nico Muhly "So Far Around The Bend" - My Brightest Diamond "Feeling Good" compilação Dark Was The Night (4AD)
-Imam Baildi "I Zoi Mas Ine Ligi" Imam Baildi (Kukin/EMI)
-Billy Childish & Holly Golightly "Step Out"/"In Blood" In Blood (Wabana)
-Cyrz "Pardon Messieurs/Dames"/"Beyrouth" Mélancolie Frénétique (PIAS France)
-Norberto Lobo "Vento Em Popa" Pata Lenta (Mbari)
-Alto! "Twenty Something Slackers Don't Start Revolutions" See You In Hell, Ron! (Lovers & Lollypops)
-The Lemonheads "I Just Can't Take It Anymore" Varshons (Cooking Vinyl)
-The Jesus Lizard "Sunday You Need Love"/"Glamorous" Inch (Touch & Go)
-Bélmez "Santa Eulália" Apariciones (Acuarela)

Download

posted by ORELHA EXTRA @ 15:03   0 comments
 

 

 

Programa radiofónico semanal ao Sábado na Rádio Castrense 93.0 fm (Baixo-Alentejo) e Rádio Universidade de Coimbra 107.9 fm, bem como ao domingo na Universidade Fm 104.3 (Trás-os-Montes), em Portugal e na Rádio UFSCar 95.3 fm, em São Carlos, no Brasil.

* * * * * * * * * * * * * * * * *

EXTRA EAR is a radio show broadcasted by one radio station in Brazil, Radio UFSCar 95.3 fm, and three radio stations in Portugal: Coimbra University's Radio 107.9 fm, Radio Castrense 93.0 fm and Universidade FM 104.3.

 

 

NO AR

Sábados

RUC

 

RC

 

 

 

Domingos

RUA

 

Ufscar

 

 

* * * * * * * * * * * * * * * * *

 

 

 

 

 

 
 

About Me
ORELHA EXTRA

EMAIL orelhaextra@sapo.pt

 

 

 

Previous Post
Archives